sexta-feira, 18 de julho de 2025

Xadrez e Consciência



O xadrez possibilita ao indivíduo um constante diálogo consigo mesmo. Cada posição é um problema que cobra solução. Em nosso dia-a-dia acontece o mesmo: sempre temos decisões a tomar que impactam, diretamente, nossa vida. No vai-e-vem dos problemas diários, encontrar as melhores opções de solução é fundamental. Para isso é preciso serenidade para calcular o próximo lance a se fazer no tabuleiro da vida. 

Um dos métodos que ajudam à tomada de decisão no xadrez é a técnica dos Lances Candidatos que consiste na escolha de três possíveis lances para a posição. Dos três lances enumerados devemos escolher um, o melhor em nossa avaliação, como resposta ao problema levantado pela posição. A qualidade dos lances candidatos depende do nível do jogador: quanto maior for o entendimento de xadrez, melhores serão as opções de lances.

Vejamos a técnica dos Lances Candidatos na prática. Observe a seguinte posição:

Jogam as Brancas. Escolha três possíveis lances e, após analisá-los com cuidado, selecione o melhor. 

(A solução está no final da página!!!)

___________________________________________________________________________________

Agora, aplique o método dos lances candidatos na sua vida. Pense num problema qualquer que tu estejas vivendo e, após pensar com atenção, tente enumerar três possíveis soluções. Reflita mais um pouco sobre as possíveis soluções e escolha a melhor. Como dito anteriormente, a qualidade das soluções encontradas por nós dependerá do nível de consciência que temos. Quanto maior for o Horizonte de Consciência, mais alternativas de resolução de problemas encontraremos na vida. 

O horizonte de consciência é determinado pelo conjunto de imagens que tenho em minha memória, ou seja, pela imaginação. Quanto mais rica for minha imaginação, maior será meu horizonte de consciência. Uma das formas de enriquecer a imaginação é através das obras clássicas produzidas pela humanidade nas diversas artes: literatura, pintura, escultura, cinema, teatro, etc. É fundamental que sejam obras clássicas. 

Mas o que faz uma obra ser clássica? A resposta é muito simples: ter vencido o teste do tempo. Ou seja, uma obra é clássica quando tem algo a nos ensinar sobre a condição humana, independentemente do período em que foi feita. Não importa se a Ilíada e a Odisséia foran escritas há mais de 2500 anos, elas sempre nos ensinarão algo sobre nossa condição no mundo. Essa perenidade é o que torna algo clássico.

______________________________________________________________________________

Solução da posição de xadrez:

O lance correto é 1. Dg5+. As Brancas conseguem uma vitória forçada após esse xeque. Vejamos como:

1. (...)       Rh8

2. Cf7+    Dxf7

3. Dd8+    Dg8

4. Df6+     Dg7

5. Dxg7 mate.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como teus filhos se lembrarão de ti?

 Ao ler a biografia de Santa Teresinha do Menino Jesus - A História de uma Alma -, uma passagem deixou profunda marca em mim: "Encontr...