sexta-feira, 4 de julho de 2025

Atividade de Criação com Machado de Assis



Veja como é original o capítulo XLV de Memórias Póstumas, onde Brás Cubas fala do enterro de seu pai:

"Soluços, lágrimas, casa armada, veludo preto nos portais, um homem que veio vestir o cadáver, outro que tomou a medida do caixão, caixão, essa, tocheiros, convites, convidados que entravam, lentamente, a passo surdo, e apertavam a mão à família, alguns tristes, todos sérios e calados, padre e sacristão, rezas, aspersões d’água benta, o fechar do caixão, a prego e martelo, seis pessoas que o tomam da essa, e o levantam, e o descem a custo pela escada, não obstante os gritos, soluços e novas lágrimas da família, e vão até o coche fúnebre, e o colocam em cima e traspassam e apertam as correias, o rodar do coche, o rodar dos carros, um a um… Isto que parece um simples inventário, eram notas que eu havia tomado para um capítulo triste e vulgar que não escrevo."

Esse capítulo, intitulado "Notas", enumera coisas, ações e circunstâncias relacionadas a um enterro, evitando frases complexas. Como diz o próprio narrador, trata-se de um inventário (enumeração) dos elementos que constituiriam o capítulo e não do capítulo propriamente dito que, aliás, Brás Cubas diz que não escreve. Mas é claro que escreveu: estamos falando dele.

Sua tarefa é escrever um parágrafo semelhante ao de Machado, isto é, constituído por uma enumeração de coisas, ações e circunstâncias não desenvolvidas em orações. Como fez Machado, encerre com uma reflexão que explique como você construiu seu texto. Título para seu trabalho: Carnaval na Avenida.


(Trecho retirado dum antigo livro sobre a obra do Bruxo do Cosme Velho do qual não me lembro o título.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade de Criação com Machado de Assis

Veja como é original o capítulo XLV de Memórias Póstumas , onde Brás Cubas fala do enterro de seu pai: "Soluços, lágrimas, casa armada,...