segunda-feira, 17 de março de 2025

A Mensagem do Sentido



Soube da existência de Viktor Frankl através de um artigo do saudoso professor Olavo de Carvalho. Eu me lembro exatamente das circunstâncias que envolveram a leitura do artigo, tão grande foi o impacto que causou em mim: era o longínquo ano de 2013, estava sentado no ônibus indo para o shopping. Confesso que me senti envergonhado por ir a um lugar de banalidades ao acabar de ler sobre alguém que sobreviveu à experiência dos campos de concentração nazista - período mais sombrio da humanidade.

Foi na fornalha do sofrimento atroz que Frankl forjou sua Logoterapia, que parte do princípio de que o problema fundamental do ser humano é encontrar o sentido de sua existência. Compartilho um trecho do livro de Frankl Em Busca de Sentido que mudou  a minha consciência esperando, do fundo do coração, que aconteça o mesmo com você:

“Um pensamento me traspassou: pela primeira vez em minha vida enxerguei a verdade tal como fora cantada por tantos poetas, proclamada como verdade derradeira por tantos pensadores. A verdade de que o amor é o derradeiro e mais alto objetivo a que o homem pode aspirar. Então captei o sentido do maior segredo que a poesia humana e o pensamento humano têm a transmitir: a salvação do homem é através do amor e no amor. Compreendi como um homem a quem nada foi deixado neste mundo pode ainda conhecer a bem-aventurança, ainda que seja apenas por um breve momento, na contemplação da sua bem-amada. Numa condição de profunda desolação, quando um homem não pode mais se expressar em ação positiva, quando sua única realização pode consistir em suportar seus sofrimentos da maneira correta – de uma maneira honrada -, em tal condição o homem pode, através da contemplação amorosa da imagem que ele traz de sua bem-amada, encontrar a plenitude. Pela primeira vez em minha vida, eu era capaz de compreender as palavras: ‘Os anjos estão imersos na perpétua contemplação de uma glória infinita’.”

OBS: Para ler o artigo do professor Olavo, acesse o link https://olavodecarvalho.org/a-mensagem-de-viktor-frankl/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade de Criação com Machado de Assis

Veja como é original o capítulo XLV de Memórias Póstumas , onde Brás Cubas fala do enterro de seu pai: "Soluços, lágrimas, casa armada,...