A Arte do Cinema – Uma Introdução
por David Bordwell
Parte 1 – A Arte do Cinema e a Realização Cinematográfica
. O Cinema é a manifestação artística mais recente
da História humana: Música; Dança; Pintura; Escultura; Arquitetura; Literatura;
Cinema – estabelecido por Ricciotto Canudo em seu ‘Manifesto das Sete Artes’.
. Problematização Arte (intelectual) x
Entretenimento (superficial). (pág. 30);
“O cinema é uma arte porque oferece aos cineastas
meios para fornecer experiências aos telespectadores, e essas experiências
podem ser valiosas independentemente de seu pedigree.”
. CINEMA = FILMES (ARTÍSTICO – TECNOLÓGICO –
EMPRESARIAL);
. Como fazer filmes: 1. Tecnologia – 2. Negócios;
· O
cinema é uma arte cara;
· Os
cineastas estão condicionados à tecnologia de sua época;
. Fazendo um filme (Três Fases) – 1. Produção; 2.
Distribuição; 3. Exibição.
1. PRODUÇÃO
(4 fases) - Cada estágio modifica os anteriores e realizado por profissionais
especializados (na maior parte dos filmes);
. Roteiro e financiamento: é a fase inicial (Roteirista
– intelectual/Produtor – financeiro; organizacional);
· Produtor
– conseguir verba para as filmagens;
· Roteirista:
dar solidez ao roteiro;
. Preparação: também conhecido como Pré-produção;
· O
DIRETOR juntamente com a equipe técnica (designer de produção; diretor de
fotografia) estabelecem a pré-visualização das imagens – Storyboard;
. Filmagens: produção;
· O
diretor e seus assistentes coordenam as filmagens e o elenco;
· O
diretor dá forma à interpretação dos atores;
· O
diretor de fotografia, junto com o diretor, decide como cada cena será
iluminada e filmada (Unidade de Fotografia);
· Unidade
de Som: técnico de som responsável pela captação dos diálogos durante as
filmagens;
· Unidade
de Efeitos Visuais: coordenada pelo supervisor de efeitos visuais – responsável
pela composição de planos de fundo.
. Composição (Pós-produção) – começa após a
conclusão das filmagens, porém a equipe trabalha nos bastidores durante as
gravações.
· MONTADOR:
figura central no processo; é responsável por colocar as imagens em sequência;
· Editor
de Som (escultor sonoro): após a edição, cria-se a trilha sonora. Muito pouco
dos barulhos que ouvimos num filme foi gravado durante as filmagens;
· O
editor de som adiciona efeitos sonoros tirados de uma biblioteca de sons;
. Os modos de produção cinematográfica:
· Produção
em larga escala: cinema de estúdio (divisão de trabalho semelhante a uma linha
de montagem);
“Na produção em estúdio, especialistas qualificados
colaboram para criar um produtor único ao mesmo tempo em que têm de aderir a um
plano preparado pela administração.” (pág. 69).
. Produção independente:
· Maior
liberdade artística, porém com poucos recursos;
· Trata
de assuntos que geralmente são ignorados pelos grandes estúdios;
· Mais
intimista e controverso.
. Produção em pequena escala:
· Filmes
feitos por poucas pessoas, em alguns casos, por apenas uma;
· Permite
que o cineasta mantenha o projeto sob controle cerrado.
. Implicações criativas: quem seria o autor de um
filme?
· Ao
diretor cabe as principais decisões criativas do filme: “Na maioria das vezes,
é o diretor que molda a forma e o estilo único de cada filme, sendo esses dois
componentes fundamentais para o cinema enquanto arte.”
1. DISTRIBUIÇÃO:
empresas de distribuição formam o núcleo do poder econômico na indústria
cinematográfica comercial;
· Assumem
os riscos financeiros do projeto;
· Estão
ligadas à multinacionais do setor de entretenimento.
2. EXIBIÇÃO:
· É
a apresentação pública da obra;
· Realizada
em salas de cinema; TV (aberta e a Cabo); DVD/Bluray.
Nenhum comentário:
Postar um comentário