sexta-feira, 30 de maio de 2025

Como Escrever com Clareza - Notas do Curso

 


Notas Pessoais sobre o Curso de Pedro Sette-Câmara

Aula 1 – Como Saber o que Você quer Dizer?

. É necessário entrar em estado contemplativo (relaxar);

·       Sair sem objetivo aparente;

·       Ter tempo ocioso (não fazer nada);

·       Desacelerar a mente (sair da tecnologia).

. Página matinal – anotar no caderno o que vier à sua mente logo ao acordar;

·       Ter clareza sobre si próprio – identificar os limites de sua sensibilidade;

·       Não ter medo em assumir as próprias preferências.

. Quais são as coisas às quais eu sempre volto?

·       Descobrir o seu caminho – Buscar momentos contemplativos.


Aula 2

. Escrever um texto a serviço de uma ideia específica:

·       Se for longo, cada parte dividida do texto terá uma ideia (unidade);

·       Ter clareza sobre o que vai dizer/escrever.

. Informação – a ideia que você quer transmitir: é tudo aquilo que o outro não sabe (novidade)

. Redundância – são coisas que confirmam a informação: tornam a informação palatável (é o que já se sabe).

OBS: as informações mais difíceis de serem aceitas são as que vêm em desencontro às minhas certezas.

·       O formato faz parte da redundância;

·       Como colocar novas premissas ao senso comum?

·       Dificuldade em quebrar o orgulho alheio em assumir o autoengano.

. Para quem eu vou falar? De que maneira eu vou falar?

·       Descobrir algo seu através da contemplação;

·       Adaptar para seu público (saber para quem vai escrever);

·       Qual é o formato que vou utilizar? – artigo; algo fixo.

·       Partir do que o público já sabe para dar a ele um ponto de apoio;

·       Cortesia do escritor: pensar no que o público já sabe para que, a partir destas ideias, chegar às ideias do autor – conduzir mansamente.

Princípios gerais:

1.       Informação é tudo o que o outro não sabe;

2.       A informação para ser assimilada precisa de redundância.

·       O papel do escritor é ter clareza, ou seja, oferecer as duas coisas acima.

·       Como fazer isso? Escrever em formato conhecido pelo leitor; partir das ideias que o leitor já tem.

3.       Como fazer isso?

·       Escrever em formato conhecido pelo leitor;

·       Partir das ideias que esse leitor já tem.

·       É muito importante que cada frase motive o leitor a ler a frase seguinte. Se você tem alguma coisa a dizer, faça até o fim.


Aula 3 – Exemplo de bom texto (I)

. Crônica – Café, chá e abstrações (Olavo de Carvalho):

Ø  Técnica:

1.       Informação bombástica;

2.       Ilustração;

3.       Argumento central;

4.       Posicionamento pessoal;

. Obs: A leitura de crônicas é essencial para captar o clima de uma época.


Aula 04 – Exemplo de bom texto (II)

. A menina sem estrela (Nelson Rodrigues):

Ø  Começa com uma afirmação – imagens interessantes (vivacidade da linguagem);

Ø  O autor documenta o pensamento – memória voluntária e involuntária;

Ø  Controle de consciência x Fluxo de consciência.

Obs: Só é possível a misericórdia quando reconhecemos nossa própria miséria.


Aula 05 – Exemplo de mau texto (I)

. Aparência de profundidade (texto acadêmico):

§  Lição: tenha referências claras em seu texto.

 

Aula 06 – Exemplo de mau texto (II)

. Estilo “o medalhão”: tipo de texto que tenta ser respeitável:

§  O establishment é medalhão: não aceita questionamentos;

§  Escreve para os seus pares, ou seja, para quem sempre concorda;

§  O “medalhão" nunca escreve para chocar o seu leitor com verdades são percebidas ou esquecidas, mas apenas reitera o que todos sabem.

§  Ninguém descobre nada, apenas há continuidade de pensamento uniforme e inquestionável.

§  O “medalhão” nunca toca o problema real.

. Lições:

Ø  Sempre deixe muito claro a que se refere o infinitivo, ou seja, quem é o sujeito do seu infinitivo – identificar o Sujeito – Verbo – Predicado da estrutura do texto.

Ø  Usar “através” somente para aquilo que atravessa. Caso contrário, usar “por meio de”.

 

Aula 07 – Exemplo de mau texto (III)

. Estilo “a penteadeira velha”: é um tipo de texto que tenta soar bonito exibindo sentimentos sublimes – exibicionismo de bons sentimentos.


Aula 08 – Um Texto Apenas Confuso e Dois outros Problemas

. No título há uma promessa que não se cumpre no texto:

. Lições:

Ø  Tenha uma ideia clara sobre o que se deve escrever e coloque essa ideia nos primeiros parágrafos.

Ø  Se você tem alguma coisa importante a dizer, diga até o fim.

Ø  1º elemento de clareza: perceber que as palavras se referem às coisas. As palavras utilizadas devem realmente trazer coisas vivas à sua imaginação.

Ø  A experiência existe e ela pode ser descrita de diferentes maneiras;

Ø  O escritor descreve a experiência aos olhos da mente de seus leitores.

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