Notas Pessoais sobre o Curso de Pedro Sette-Câmara
Aula 1 – Como Saber o que Você quer Dizer?
. É necessário entrar em estado contemplativo
(relaxar);
· Sair
sem objetivo aparente;
· Ter
tempo ocioso (não fazer nada);
· Desacelerar
a mente (sair da tecnologia).
. Página matinal – anotar no caderno o que vier à
sua mente logo ao acordar;
· Ter
clareza sobre si próprio – identificar os limites de sua sensibilidade;
· Não
ter medo em assumir as próprias preferências.
. Quais são as coisas às quais eu sempre volto?
· Descobrir
o seu caminho – Buscar momentos contemplativos.
Aula 2
. Escrever um texto a serviço de uma ideia específica:
·
Se for longo, cada parte dividida do texto terá
uma ideia (unidade);
·
Ter clareza sobre o que vai dizer/escrever.
. Informação – a ideia que você quer transmitir: é tudo
aquilo que o outro não sabe (novidade)
. Redundância – são coisas que confirmam a informação:
tornam a informação palatável (é o que já se sabe).
OBS: as informações mais difíceis de serem aceitas são as
que vêm em desencontro às minhas certezas.
·
O formato faz parte da redundância;
·
Como colocar novas premissas ao senso comum?
·
Dificuldade em quebrar o orgulho alheio em
assumir o autoengano.
. Para quem eu vou falar? De que maneira eu vou falar?
·
Descobrir algo seu através da contemplação;
·
Adaptar para seu público (saber para quem vai
escrever);
·
Qual é o formato que vou utilizar? – artigo;
algo fixo.
·
Partir do que o público já sabe para dar a ele
um ponto de apoio;
·
Cortesia do escritor: pensar no que o público já
sabe para que, a partir destas ideias, chegar às ideias do autor – conduzir
mansamente.
Princípios gerais:
1.
Informação é tudo o que o outro não
sabe;
2.
A informação para ser assimilada precisa de redundância.
·
O papel do escritor é ter clareza, ou seja,
oferecer as duas coisas acima.
·
Como fazer isso? Escrever em formato conhecido
pelo leitor; partir das ideias que o leitor já tem.
3.
Como fazer isso?
·
Escrever em formato conhecido pelo leitor;
·
Partir das ideias que esse leitor já tem.
·
É muito importante que cada frase motive o
leitor a ler a frase seguinte. Se você tem alguma coisa a dizer, faça até o
fim.
Aula 3 – Exemplo de bom texto (I)
. Crônica – Café, chá e abstrações (Olavo de Carvalho):
Ø
Técnica:
1.
Informação bombástica;
2.
Ilustração;
3.
Argumento central;
4.
Posicionamento pessoal;
. Obs: A leitura de crônicas é essencial para captar o clima
de uma época.
Aula 04 – Exemplo de bom texto (II)
. A menina sem estrela (Nelson Rodrigues):
Ø
Começa com uma afirmação – imagens interessantes
(vivacidade da linguagem);
Ø
O autor documenta o pensamento – memória
voluntária e involuntária;
Ø
Controle de consciência x Fluxo de consciência.
Obs: Só é possível a misericórdia quando reconhecemos nossa
própria miséria.
Aula 05 – Exemplo de mau texto (I)
. Aparência de profundidade (texto acadêmico):
§
Lição: tenha referências claras em seu texto.
Aula 06 – Exemplo de mau texto (II)
. Estilo “o medalhão”: tipo de texto que tenta ser
respeitável:
§
O establishment é medalhão: não aceita
questionamentos;
§
Escreve para os seus pares, ou seja, para quem
sempre concorda;
§
O “medalhão" nunca escreve para chocar o seu
leitor com verdades são percebidas ou esquecidas, mas apenas reitera o que
todos sabem.
§
Ninguém descobre nada, apenas há continuidade de
pensamento uniforme e inquestionável.
§
O “medalhão” nunca toca o problema real.
. Lições:
Ø
Sempre deixe muito claro a que se refere o infinitivo,
ou seja, quem é o sujeito do seu infinitivo – identificar o Sujeito – Verbo –
Predicado da estrutura do texto.
Ø
Usar “através” somente para aquilo que
atravessa. Caso contrário, usar “por meio de”.
Aula 07 – Exemplo de mau texto (III)
. Estilo “a penteadeira velha”: é um tipo de texto que tenta
soar bonito exibindo sentimentos sublimes – exibicionismo de bons sentimentos.
Aula 08 – Um Texto Apenas Confuso e Dois outros Problemas
. No título há uma promessa que não se cumpre no texto:
. Lições:
Ø
Tenha uma ideia clara sobre o que se deve
escrever e coloque essa ideia nos primeiros parágrafos.
Ø
Se você tem alguma coisa importante a dizer, diga
até o fim.
Ø
1º elemento de clareza: perceber que as palavras
se referem às coisas. As palavras utilizadas devem realmente trazer coisas
vivas à sua imaginação.
Ø
A experiência existe e ela pode ser descrita de
diferentes maneiras;
Ø
O escritor descreve a experiência aos olhos da
mente de seus leitores.
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