quinta-feira, 29 de maio de 2025

Revolução e Marxismo Cultural - Pe. Paulo Ricardo

 

Notas Gerais

Aula 2

Kant condenou a cultura ocidental à destruição, pois para ele:

·       O que está lá fora, o mundo em si, é irracional, caótico e descontrolado;

·       O que nós temos acesso é a coisa para mim (o fenômeno);

·       Este fenômeno é obra de um intelecto (não o de Deus), ou seja, meu intelecto – minhas categorias. Meu intelecto cria a ordem que é imposta à realidade pelo meu intelecto.

Obs: certos filósofos colocam-se no lugar de Deus quanto a compreensão da realidade.

Marxismo:

·       A ordem (superestrutura) imposta ao mundo irracional é determinada por classes sociais;

·       Gramsci: não existe o bem ou mal – porque a realidade é caótica (Kant) -, apenas o que atrapalha a revolução, ou seja, não existe verdade, mas o que é oportuno (lógica de Maquiavel).

·       Os escritos de Gramsci foram fundamentais na destruição cultural do Ocidente durante o século XX através da mudança do senso comum que guiava as sociedades. Não existe verdade, mas ideologia revolucionária disfarçada de marketing político.

Obs: é inútil debater com marxistas por causa de sua dialética erística.


Aula 03 – Escola de Frankfurt

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) contribuiu para a crise teórica do marxismo, pois os trabalhadores uniram-se para lutar por seus países ao invés de lutarem contra os “opressores”:

·       O que alienou os trabalhadores? A cultura Ocidental, segundo Gramsci;

·       Objetivo da Escola de Frankfurt: estudar de que maneira a civilização Ocidental pode ser destruída.

·       Por cultura Ocidental entende-se a Moral Judaico-cristã; a Filosofia Grega e o Direito Romano que sustentam a sociedade capitalista norte-americana.

·       Para combater a cultura Ocidental, criam a Teoria Crítica cujo objetivo é criticar tudo o que sustenta a cultura Ocidental – Direito Romano; Capitalismo e, principalmente, o Cristianismo.

·       Adorno/Horkheimer – A Personalidade Autoritária: existe relação entre Fascismo e Capitalismo (civilização Ocidental);

·       Marcuse – Eros e Civilização (anos 50): influencia o pensamento pacifista hipie -“faça amor, não faça guerra”- através do casamento entre Marx e Freud. A moral judaico-cristã é castradora da sexualidade e, por não exercer sua plena sexualidade, o indivíduo fica agressivo gerando a guerra. Portanto, é preciso que o homem reprimido liberte-se das cadeias da moral religiosa e faça sexo.

Pensamento Gnóstico: há algo errado no mundo que foi feito por um deus mal, portanto devemos nos libertar através do verdadeiro conhecimento (GNOSE).


Aula 4 – Ardil Psicológico Marxista

O uso da inveja para desestabilizar a sociedade através da ideia do “excluído social”.


Aula 5 

Para a Escola de Frankfurt, a cultura seria a exteriorização da religiosidade humana;

Teologia da Libertação: imanentização do Cristianismo – a religião usada como engenharia social;

Feuerbach: a religião é a antropologia alienada; todo o conteúdo transcendente da religião pode se tornar imanente (esvaziamento espiritual); deste modo, retira-se o sentido da vida após a morte para trazê-lo ao mundo material – político, social, do dia-a-dia.

Sentido: está fora do objeto ou do ser, deste modo, o sentido deste mundo está fora dele (o transcende) – Filosofia Clássica.

·       O marxismo joga o sentido do mundo para o futuro: a promessa do mundo perfeito através da revolução.

OBS: A Teologia é o compromisso da religiosidade cristã com a racionalidade filosófica. O que me foi revelado por Deus não contradiz minha razão, mas a eleva e a aperfeiçoa.

·       Ideologia: são ideias e reflexões que justificam interesses de classe visando algum tipo de engenharia social.

·       Lógica Revolucionária: bom é aquilo que ajuda a revolução; os revolucionários estão além do bem e do mal; primado da práxis sobre a teoria.

Paul Ricoeur – Os Mestres da Suspeita:

·       O que é razão?

1.       Nietzsche: razão é ilusão; 2. Freud: razão é racionalização; 3. Marx: razão é ideologia.

Nenhum dos três crê que a razão possa conhecer a verdade.


Aula 6

Atualmente, a religião está limitada a simbolismos relativistas a partir de jogos de palavras bem articuladas.

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